Pesquisar neste blogue

quarta-feira, julho 06, 2011

Os intelectuais farsantes

Foi publicado em Junho em França, mas poderia ter sido aqui;: "Os intelectuais farsantes – O triunfo mediático dos especialistas em mentira", do director do Instituto de Relações Internacionais e estratégicas e professor da Universidade de Paris VIII, Pascal Boniface. O livro retrata o tipo de “intelectual mediático” que prolifera pelo mundo afora e do qual nem a França nem qualquer outro país medianamente desenvolvido está livre...

"A preocupação central de Boniface não é com os que fazem análises equivocadas, mas com os que mentem deliberadamente para ganhar espaços mediáticos, a partir do qual se projectam como supostos “intelectuais” e ganham suposta “autoridade” para opinar sobre qualquer coisa. “São farsantes que fabricam a falsa moeda intelectual para garantir o seu triunfo sobre o mercado da convicção”. (do Blogue de Emir Sader)

Como o fim justifica os meios, “a fronteira entre farsantes e mercenários não é clara”. Os que circulam pelas páginas económicas articulam as suas “verdades” com assessorias a sectores empresariais. É um negocio redondo: publicam “preocupações” de empresas privadas – na verdade, os seus “interesses” – depois de ter feito palestras e ouvido as suas opiniões, de forma remunerada. Faz parte tácita do contrato, artigos ou palestras televisivas defendendo os pontos de vista desses sectores empresariais, como se fossem uma interpretação sobre os destinos e dilemas da economia do país"

.

2 comentários:

Anónimo disse...

incrível! nem uma só referência aos judeus.

xatoo disse...

ausentes, mas sempre presentes
Pascal Boniface:
"il reçut une violente réplique de l'ambassadeur d'Israël en France, Élie Barnavi, et fit l'objet d'une campagne d'accusation d'antisémitisme qui faillit susciter la disparition de l'IRIS (...) Il répondit dans un livre Est-il permis de critiquer Israël ?"
http://fr.wikipedia.org/wiki/Pascal_Boniface#Pol.C3.A9miques