Pesquisar neste blogue

sábado, setembro 10, 2011

11 de Setembro: uma história de pessoas comuns que se convertem em testemunhas inconvenientes

Kurt, Paula e as filhas gêmeas:
no recomeço de vida em Buenos Aires, na Argentina

Kurt Sonnenfeld foi o único cineasta a obter um livre-trânsito para filmar as operações de resgate das vítimas do World Trade Center, em Setembro de 2001. Com livre acesso ao perímetro do desabamento das Torres Gêmeas, área conhecida como "Ground Zero", o norte-americano viu e registou cenas que, segundo diria depois, contradizem a versão oficial dos Estados Unidos sobre os atentados. 10 anos depois Kurt vive uma trama kafkiana engendrada especialmente para estes casos: acusado pelo assassinato da própria esposa, esteve 13 meses na prisão e refugiou-se na Argentina, a partir de onde o governo norte-americano, alegando que o documentarista é um fugitivo, continua a pressionar a sua extradição.

Nas semanas que precederam os ataques ao WTC, treinos incomuns de evacuação foram realizados nas torres e um dia antes da catástrofe, agentes do governo preparavam-se para uma simulação, prevista para o dia 12 de Setembro naquele mesmo local. Tal como acontecia com os controladores aéreos, naquele dia ninguém sabia ao certo o que eram exercicios de simulação e o que se passava na realidade: “Os oficiais da FEMA instalaram uma base de operações próxima das torres um dia antes do ataque”; Outro facto relevado por Kurt é sobre o edifício Sete do WTC, que sofreu poucos danos estruturais, mas que acabou por se desmoronar. “Tenho imagens de como o edifício ficou, após uma queda vertical perfeita, reduzido a uma pequena e organizada pilha de escombros”, conta ele, sugerindo uma implosão (1)

Posteriormente o governo norte-americano admitiu que este prédio abrigava a maior base clandestina da CIA fora de Washington. O edifício Seis, onde funcionava a Alfândega do país, possuía uma abóbada subterrânea onde agências governamentais armazenavam documentação classificada. O edifício ficou soterrado por toneladas de escombros, mas uma Força Especial de Resgate, acompanhada por Kurt, conseguiu chegar ao local secreto no subsolo. Equipado com lanternas, o grupo encontrou um depósito cheio de estantes vazias. “Naquele momento, não dei atenção, porque estávamos no meio do caos e corríamos perigo. Depois, a gravidade do que descobrimos começou a intrigar-me”, relata. “Quando tinha o subterrâneo sido evacuado? O local só pode ter sido esvaziado antes dos ataques”, conclui ele, explicando que a evacuação durou poucos minutos e que seria impossível esvaziar o local após o ataque do primeiro avião. (lido aqui)

(1) Recentemente o nosso bem conhecido Larry Silverstein foi apanhado a utilizar a expressão "pull it" para dizer que houve uma decisão "naquele dia" para fazer demolir o Edificio7 do WTC. Porém, tais trabalhos implicam semanas de actividade de técnicos qualificados para instalar as cargas explosivas para uma implosão, não podem ser feitos em escassas horas:

4 comentários:

Anónimo disse...

ei lá... Bem-Vindo!!!

Anónimo disse...

há aqui um site que poucos têm dado referência:

http://www.septemberclues.info/


e este, segundo me parece, é um dos melhores documentários:

http://video.google.com/videoplay?docid=695524731610937717&hl=pt-BR

Loose Change 2 RECUT
legendas em português

Karocha disse...

E que estão a preparar com o tufão em NY, xatoo?

Anónimo disse...

fascistazeco!