Pesquisar neste blogue

terça-feira, dezembro 06, 2011

encontro de contas: sai mais uma bica e menos uma contrapartida

Sector da restauração prevê o despedimento de 47.000 empregados e uma drástica redução da facturação por falta de clientes. Dos actuais 80.000 estabelecimento do ramo existentes em Portugal talvez possam subsistir menos de 60.000. Com esta quebra a colecta de IVA pelo Fisco deverá situar-se perto dos 200 milhões de euros.

Paulo Portas, que como ministro da Defesa tinha encomendado as novas viaturas de combate urbano Pandur para as Forças Armadas, agora como Ministro dos Negócios estrangeiros acaba de perdoar 190 milhões de euros do incumprimento no contrato das contrapartidas devidas ao Estado.

Paulo Portas, se não tivesse usado a costela corrupta que traz às costas e não tivesse perdoado uma dívida na qual ele próprio esteve envolvido como parte em representação do Estado, teria sugerido que não se mexesse no IVA dos restaurantes porque as contas com mais 190 milhões de euros estariam assim praticamente equilibradas. Mas o pensamento do ministro tem decerto um maior alcance: como o fabrico das Pandur está entretanto suspenso, espera que aos novos desempregados de um sector terciário de baixa qualificação que tem uma dimensão excessiva em Portugal... adquiram formação por milagre, lhes dê uma súbita vontade de trabalhar e vão todos direitinhos ajudar a montar blindados. Por linhas tortas, Cur Zeus Homo
.

Sem comentários: