Pesquisar neste blogue

segunda-feira, junho 04, 2012

o Poder dos Pesadelos

Hoje vou andar por aqui... mas fica um filme para recapitular a matéria dada: o choque das civilizações, o racismo islamofóbico, enfim, de como seria possivel viver numa sociedade onde uns poucos não pudessem cobrar juros à cabeça sobre o trabalho todos os outros


The Power of Nightmares, de Adam Curtis para a BBC, 2004, 180 minutos, legendado em português. O filme aborda a escola de pensamento Neoconservadora de onde saíram grande parte dos políticos norte-americanos responsáveis pela "Guerra contra o Terrorismo"; questiona a Al Qaeda enquanto ameaça terrorista global contra o Ocidente e explica o porquê da polarização do mundo entre o Bem (Ocidente e Aliados) e o Mal (União Soviética e o Fundamentalismo Islâmico). A não perder para quem deseja entender as origens e as verdadeiras razões que levaram o Ocidente a declarar a "guerra ao terrorismo". Tudo certo, mas porquê a BBC para nos dizer isto?

Parte 1, 59 minutos


Parte 2, 59 minutos. Seguidores do pensamento de Sayyid Qutb, entre eles Sheikh Ayman al-Zawahiri, vão lutar contra a presença soviética no Afeganistão. Este segundo episódio analisa a queda do bloco soviético e a aliança de ambos os grupos, teoricamente rivais, no Afeganistão, desmontando o mito de que Ronald Reagan ganhou a Guerra Fria graças à intervenção da sua administração no conflito. Em 1987, Sheikh Ayman al-Zawahiri encontra-se com o jovem e bilionário saudita Osama bin Laden. Após a debandada soviética o conflito no Afeganistão é encerrado, e Zawahiri junta-se a bin-Laden, formando uma aliança contra toda e qualquer presença ocidental em governos dos países do Médio Oriente.



Parte 3, 59 minutos. Após a vitória imaginária no Afeganistão, agora passa a ser o Ocidente, em especial os EUA e seus aliados que marcam presença. O documentário argumenta que o grupo terrorista Al-Qaeda é apenas um invenção do governo norte-americano para justificar a inventada "guerra contra o terrorismo". Os argumentos são devidamente fundamentados: a política do pesadelo é apenas uma estratégia dos governos para se manterem no poder e manter as populações submissas às suas ordens; portanto lançam medidas que põem sociedades inteiras debaixo de tensão e histeria diante de uma "grande ameaça" à democracia e liberdade.

3 comentários:

Saturnino Estrada disse...

Olhei a primeira parte do documentário. Quanto à pergunta "por que a BBC?"... Bem, não quero criar fantasias como os Neoconservadores americanos, mas fica claro a crueldade dos radicais islãmicos na figura de Zawahiri. Respondendo à pergunta, num mundo onde as lideranças ocidentais estão demoralizadas, talvez o a intenção da BBC seria consolidar uma imagem monstruosa da resistência árabe, algo como: "vejam, eles são tão assassinos quanto nossos líderes...".
No mais, é triste perceber como uma versão de mundo, que teoricamente teria sido criada com intuitos de regeneração moral, possa tomar conta da política mundial ao ponto de perpetrar assassinatos de incentes mundo a fora como uma espécie de "mal necessário", vide o caso do massacre de Houla.
Nunca estivemos tão próximos da barbárie como agora, quando Drones estão a assassinar inocentes na África e Oriente Médio, legitimados por uma fantasia que favorece a indústria da guerra...
Talvez o documentário distorça as reais motivações do surgimento da doutrina Neoconservadores, omitindo os meios pelos quais sua visão de mundo foi capaz de nascer, crescer e se consolidar quando atribui isso a dois ou três intelectuais bem intencionados, quando sabemos que o atual estado de guerra permanente está a favorecer a indústria bélica e as grandes companhias, sem falar nos controladores do dinheiro do mundo.
Tomara que um dia isso termine. Esse estado de pandemônio não se justifica sob boa intencionalidade moral nenhuma. Como diz o ditado "de boas intenções o inferno está cheio". O assassinato de crinças é a prova cabal da falácia dos moralistas.

Unknown disse...

«A Censura anda muito activa nos comentários dos blogs. Espero que deixe passar este comentário.
Em www.anticolonial21.blogspot.com está a verdade inconveniente sobre a cópia de partes de «Cette nuit la liberté» por Miguel Sousa Tavares para o livro «Equador».

Anónimo disse...

Ó Zé Freitas, essa treta dos 6 milhões não acredites nisso, pá:

http://inacreditavel.com.br/wp/licoes-sobre-o-holocausto/

Lê isso com calma!