Pesquisar neste blogue

quinta-feira, março 14, 2013

Habemus papa

 breaking news


e para surpresa geral dos milhões de seres humanos que passam passam fome neste miserável planeta, perto do hora do jantar, chegou a boa nova vinda da faustosa e luxuriosamente riqueza da Cúria romana: temos papa! 

“…não haverá cadeia de ódio mais inteligente que a do ódio ao luxo. Essa cadeia implica a cadeia de ódio às artes. Independente das pessoas fora da representação e cerimónias da Igreja, o luxo é errado. Um simples padre opulento é um contra-senso” (Victor Hugo, in “Os Miseráveis")

Como é que se evita que a papa seja "papabile" apenas por uma infima minoria é algo que não vem por agora ao caso. Nem o nome escolhido de Francisco reflecte a capacidade do outro, o de Assis, de domesticar os Lobos (como na fábula de Gubbio) e praticar o bem em prol dos pobres dissidentes "capuchinhos vermelhos". Ora o Lobo de hoje é o Banqueiro...

Para perceber a capacidade deste Francisco para "ajudar os pobres", nos obscuros tempos de degradação que temos pela frente, bastam três sinais:

1. é mais um prelado anti-comunista - enquanto bispo argentino, é um feroz opositor do regime de Cristina Kirchner, como se a presidente argentina fosse alguma coisa de especial em termos de emancipação social - apenas não papa golpes do FMI - 2. Viveu e conviveu com as ditaduras fascistas que oprimiram a América Latina durante décadas, foi citado como sendo conivente no desaparecimento de dois sacerdotes, deu a engolir a "santa bolachinha em forma de hóstia" a Jorge Videla hoje condenado por crimes contra a Humanidade, apesar de saber dos raptos de crianças pela ditadura, tudo sob completo silêncio de Jorge Mario Bergogli... 3. É um Jesuita, cujo lema tristemente célebre é "obedecer quem nem um cadáver ao seu superior", o que no caso, considerado o estado-de-arte das finanças do Vaticano, deverá ser o director do Banco Central Europeu Mario Draghi, outro Jesuita...

São Francisco e o Lobo de Gubbio - dá cá a patinha meu irmão...
a ver se eu te mordo
.

2 comentários:

Bate n'avó disse...

O que saiu, fez parte da juventude nazista, este que entra, ajudou a junta militar.
http://www.pagina12.com.ar/diario/elpais/1-143711-2010-04-11.html

Desculpem lá crentes, mas...escolhe outro.

Anónimo disse...

foto menotti/ videla.....