Pesquisar neste blogue

terça-feira, maio 07, 2013

mais uma vitória dos vendidos comissionistas da dívida. Um "grande sucesso" dizem eles...

clique no cartoon para ampliar

Portugal colocou uma emissão de 3.000 milhões de euros de dívida nos mercados a 10 anos com taxa de juro a 5,669%.
São cerca de 170 milhões de juros a pagar por ano até 2024. O BCE, que recentemente baixou os juros para 0,5% diz que "emissão é mais um passo importante no regresso aos mercados". Com certeza que é um êxito (para os accionistas privados das empresas que operam nos mercados). O BCE e congéneres emprestam o dinheiro aos bancos a 0,5% e estes emprestam-no ao Estado a 5,669%. Isto é, obtêm um lucro liquido superior a 5%, acrescidos de mais juros sobre juros. Em que bordel financeiro é que os especuladores que sugam o valor do Trabalho conseguem obter uma acumulação de capital a niveis tão altos de retribuição?  - Durão Barroso sugere que "a culpa da crise foi dos mercados", mas dá a entender que mandou rezar uma missa e os ditos mercados pecadores se arrependeram amargamente... e estão agora ao serviço do povo
.

1 comentário:

Anónimo disse...

Este durão atrve-se a dizer alarvidades destas, quando juntamente com outro estupor sopeiro dos banksters internacionais " deu" o nosso ouro na altura em que o valor estava baixo e como prémio entre outras ordens cumpridas, traindo o seu povo ficou pomposamente instalado na UE nojenta a fazer figuras tristes. Toda esta trama há tantos anos combinada espero que acabe um dia com o castigo exemplar desta gentinha porca e medíocre.

D. carlos não era traidor e dificilmente poderia ter feito mais com a gentinha que também tinha por perto. Este e outros monstros que têm proliferado por aí deviam ser castigados e rápidmente para começarem a servir de exemplo.