Pesquisar neste blogue

terça-feira, julho 09, 2013

O Apocalipse das Abelhas - Obama protege OGMs da Monsanto que exterminam a vida animal

Existem "provas incontestáveis" dos danos causados por uma classe de insecticidas neuro-ativos quimicamente relacionados com a nicotina, conhecidos como neonicotinoides, que está a destruir a população de abelhas do nosso planeta, situação que se não for devidamente controlada pode destruir a capacidade mundial de produzir alimentos suficientes para alimentar a sua população. Este caso atingiu tal gravidade que a Comissão Europeia (CE) inteira instituiu uma proibição preventiva de dois anos (prevista para começar a 1 de Dezembro de 2013) sobre esses pesticidas "exterminadores de abelhas" seguindo o exemplo da Suíça, França, Itália, Rússia, Eslovénia e Ucrânia, os quais já os haviam banido, por serem dos mais perigosos organismos geneticamente modificados.

Dois dos mais temidos neonicotinoides banidos foram o Actara e o Cruiser produzidos pela gigante global suíça fabricante de sementes e pesticidas por biotecnologia Syngenta AG que emprega mais de 26 mil pessoas em mais de 90 países, ocupa a terceira posição no total de vendas globais no mercado de sementes agrícolas e a sua criminosa admnistração  tem assento firme nas reuniões anuais do grupo Bilderberg. A Syngenta, em conjunto com as gigantes biotécnicas Monsanto, Bayer, Dow e DuPont, controlam quase 100% do mercado global de pesticidas, plantas e sementes geneticamente modificadas. Em 2012 a Syngenta foi acusada criminalmente na Alemanha por ocultar o facto do seu milho geneticamente modificado matar o gado, tendo sido movido um processo de acção coletiva nos EUA no valor de 105 milhões de dólares depois que se descobriu ter contaminado o abastecimento potável de cerca de 52 milhões de americanos em mais de 2.000 sistemas autárquicos de distribuição de água com o seu herbicida Atrazina, que pode provocar mudança de género nos animais.

É actualmente claro que estes produtos químicos têm potencial para afectar toda a cadeia alimentar. A persistência ambiental dos neonicotinóides, a sua propensão ao escoamento e infiltração de águas subterrâneas, e seu modo cumulativo e em grande parte irreversível de acção em invertebrados levantam preocupações ambientais significativas " disse Cynthia Palmer, co-autora do relatório e Gerente do Programa de Pesticidas da ABC, uma das principais organizações de conservação de aves dos Estados Unidos. Um grande grupo de apicultores e ambientalistas americanos processou a administração Obama pelo uso contínuo destes neonicotinóides afirmando: "Estamos a levar a EPA a tribunal pela sua incapacidade de proteger as abelhas de pesticidas. Apesar de nossos melhores esforços para alertar a agência sobre os problemas gerados pelos neonicotinóides, a EPA continuou a ignorar os sinais claros de um sistema agrícola que está em apuros ".

No relatório intitulado "Como é que Barack Obama se tornou o homem da Monsanto em Washington?" menciona-se: "Depois de sua vitória na eleição de 2008, Obama encheu os postos-chave com pessoas da Monsanto, nas agências federais que exercem uma força tremenda em questões alimentares, a USDA e a FDA: No USDA, com o director do Instituto Nacional de Alimentação e Agricultura, Roger Beachy, ex-director do Centro Danforth da Monsanto. Como vice-comissário da FDA foi nomeado o czar das novas questões de segurança alimentar, Michael Taylor, ex-vice-presidente de políticas públicas da Monsanto. Taylor foi fundamental na obtenção de aprovação da hormona de crescimento bovino geneticamente modificada da Monsanto ". Sob estas influências, a Câmara dos Deputados dos EUA aprovou discretamente uma adenda de última hora na Lei de Apropriação Agrícola para 2013 - incluindo uma cláusula preventiva que protege as sementes geneticamente modificadas de processos judiciais devido a riscos para a saúde. A adenda ficou oficialmente conhecida como “Garantia de Provisão ao Agricultor, mas foi ridicularizada pelos adversários do lobby da biotecnologia como a "Lei de Proteção de Monsanto", visto que pretende retirar aos tribunais federais a autoridade de suspender imediatamente o plantio e comercialização de sementes para cultura geneticamente modificadas (OGM), independentemente de quaisquer preocupações com a saúde do consumidor.

Mais de 90% da população selvagem de abelhas dos EUA e cerca de 80% das abelhas criadas por apicultores domésticos já morreram naquilo que ficará certamente conhecido como o maior apocalipse agrícola na história do ser humano. A 26 de Março último, Barack Obama discretamente promulgou a “Lei de Protecção à Monsanto", garantindo assim, que o povo americano em particular e do resto do mundo em geral não possam dispor de nenhun recurso contra os gigantes bio-tecnológicos.

Fonte original: Relatório do Ministério dos Recursos Naturais e Meio Ambiente da Federação Russa de advertência aos Estados Unidos (The European Union Times)

1 comentário:

Bate n'avó disse...

5 ***** pelo tema!
Para quem não saiba quem são os criminosos da Monsanto (não confundir com o parque de Lisboa não menos famoso que esta companhia), este filme ilustra-o bem:
http://youtu.be/gE_yIfkR88M