Pesquisar neste blogue

terça-feira, setembro 24, 2013

Ontem houve festa rija! foi o dia da promessa de regresso aos "mercados"

PSD defendeu que hoje é "um dia histórico", em que Portugal paga "5 mil milhões de euros" de Dívida Pública.



Em abono da verdade, o que o Estado pagou ontem foram as Obrigações do Tesouro (OT) a 15 anos emitidas em 1998 num montante de 5,6 mil milhões de euros, a que acresceram juros de 300 milhões, segundo dados do Boletim Mensal do IGCP. Segundo o Expresso, "até ao final do ano, o Tesouro terá de amortizar mais 3,86 mil milhões de euros que vencem juros de 2,8 mil milhões de euros, de acordo com um levantamento do Citi Research.

a opção politica correcta
... obviamente, para os serventuários de serviço ao endividamento do país isto são apenas trocos - mesmo atendendo a que Dívida portuguesa à Troika já representa mais de 30% do total. (fonte)

"Só no ano passado, o Estado pagou um total de sete mil milhões de euros em juros (e não em amortização de uma Dívida que continua a aumentar - o rácio em relação ao PIB já vai em 123,6% - sendo que 1,5 mil milhões deste total desviado do erário público já foram para pagar à Troika pela "ajuda" dos empréstimos concedidos ao abrigo do memorando assinado entre Portugal e a União Europeia, o FMI e o BCE" (fonte)

leitura aconselhada: "A Conspiração Financeira Internacional" ( “Making the World Safe for Banksters”)

Sem comentários: