Pesquisar neste blogue

segunda-feira, dezembro 30, 2013

"Mas a solução integral dos problemas para uma vida socialista em concreto, só pode surgir a partir da prática comunista: discussão colectiva, ir progressivamente modificando de modo simpático as consciências, unificando-as e inspirando as pessoas com um entusiasmo activo. É um acto comunista e revolucionário dizer a verdade, para chegarmos todos juntos à verdade. A "ditadura do proletariado" deve deixar de ser uma mera fórmula retórica, uma ocasião para se usar fraseologia revolucionária vistosa. Quem quer atingir um fim também deve querer usar os meios" (Antonio Gramsci)

7 comentários:

Anónimo disse...

Não tenho no meu carácter e no modo de estar na vida o hábito de desejar mal a ninguém, nem pelo muito que já me fizeram (sou dos que pensam que o retorno surge quando menos esperamos), mas relativamente a estes desgovernantes espero o "pior" pelo insanável MAL que fazem a este POVO!
A ganância, a sede de poder, a ambição extrema de nos dominar são insuportáveis!
Quem vai à guerra dá e leva!
O "ministro" da defesa (dos interesses dele e de outros) foi à luta e perdeu!
Partiu o perónio! Só ???

Anónimo disse...

Caro anónimo: se pensa tal como os autores do blog que : "

a solução integral dos problemas para uma vida socialista em concreto, só pode surgir a partir da prática comunista"

Então informe-se de como os chineses tratam o proprio povo e de como trataram o povo e a cultura tibetana (...)

E depois faça aquilo que os autores do blog parecem ter dificuldades em fazer ... raciocine!

P. Lopes

Manuel Galvão disse...

A "ditadura do proletariado" nunca foi uma mera fórmula retórica, nem uma ocasião para se usar fraseologia revolucionária vistosa. Foi uma prática revolucionária para derrotar as classes dominantes (a nobreza, o clero e seus apoiantes).

Por isso Stalin foi um ditador, e não podia ter deixado de o ser...

José Figueiredo disse...

Quando o Tibete foi novamente integrado na China por Mao Tse Tung o Povo Tibetano acorreu em euforia para celebrar esse acontecimento, mais tarde as conquistas do Comunismo nessa zona deram ás gentes do Tibete dignidade e melhorias nas suas condições de vida e panorama social.

O que foi perseguido e denunciado foi a agiotagem, o luxo, e imposição da ignorância ás massas através da fantasia da religião disseminada pelos seguidores da seita budista enquanto enchiam as tulhas e bebiam vinho novo (passo a expressão)à custa da miséria do Povo do Tibete.

Anónimo disse...

Não sou de extremos, nem para um lado nem para outro.
Gostaria que o sol quando nasce fosse para todos, que a riqueza de um País fosse distribuída com mais equidade, que os homens não fossem tão injustos, mentirosos, invejosos, que não "atropelassem" tão escandalosamente o seu semelhante, em suma que na realidade fossemos um pouco mais iguais!
Quem assim "raciocina" sofre mais que os frios gananciosos!
É uma UTOPIA, eu sei!

BOM ANO 2014 apesar de TUDO que está para vir!

xatoo disse...

Manuel Galvão
Gramsci com esta frase queria decerto referir-se à degeneração da ideia de comunismo na Europa, o que se viria a confirmar-se com a prática dos famigerados partidos eurocomunistas... uma prática que conduziu à sua extinção, embora os nado-mortos continuam a produzir belas frases

Unknown disse...

Oferecer ajuda
Bom-dia, inicialmente recomendar-o-ia que ter cuidados com as ofertas
na redelàallarmi. Ao facto do qual mais dos 90% que estes pareceres são fraudulentos.
Hoje tem sempre mais fraude. Queria pedir emprestado
dinheiro, após ter enviado um parecer, todos os dias recebido più25 das mensagens frauda qualquer coisa que pedem
dinheiroque giudicanoSpese camisas. E seria riscar a sua mensagem, mas um diaioè caído numa pessoa leonido designado de Verona
,pensei que tenha dos fattoQuindi o partido descarados de rede, mas para o meu grande sorpresaquest' finalmente é diferente, dei-me um empréstimo
de € 40.000com uma taxa de 2% reembolsável muito bem no número gira
quevontade. Confirmar-o agora e se pass-se-ar que procurados
dos empréstimoscontactar para correio eletrónico. Há aqui o seu correio eletrónico
:



duvalles.phillips@outlook.com


NB tranquilizar-o e juro que deverá apenas pagar as despesas inscrição e contrato para recuperar a possessão dos seus fundos.