Pesquisar neste blogue

terça-feira, maio 20, 2014

Boko Haram, "Bring back our Girls", uma operação secreta da CIA

O video divulgado pelo partido islamista “Boko Haram(“haram” significa “pecado”) mostra supostamente alguns das estudantes nigerianas sequestradas em Abril no qual o seu líder se dispõe a libertá-las numa troca por militantes do movimento feitos prisioneiros. Porém a intenção atribuída ao líder Abubakar Shekau vem expressa noutra declaração sua truncada nos nossos media: “Raptei as vossas raparigas (para as libertar do jugo da educação ocidental). E, em nome de Alá tenciono vendê-las no mercado”. Deus não faria melhor...
Para os prezados telespectadores informa-se que os Boko Haram… não são um grupo de rock da década de 70. Eles são o grupo mais recente patrocinado e armado pelos Estados Unidos (indirectamente) um grupo de malucos dos quais o Pentágono só esperava aquilo que eles vieram a fazer: criar um pretexto para o envio de "assessores militares" para um lugar rico em petróleo, lugar esse que os EUA estão interessados e gostariam de ver subvertido.
Boko Haram : Uma operação secreta da CIA na Nigéria

Há três anos que a Nigéria parece ser a presa de uma crescente e incontrolável insurgência que se manifesta por ataques esporádicos contra as instituições públicas, massacres de civis em locais públicos e sequestros em massa. Como expectável, há um pânico e uma crescente tensão no país e muitas pessoas começam a pensar que a Nigéria pode estar caminhando inevitavelmente para uma insurgência de longo prazo que conduza à balcanização do país. Com excepção do primeiro bombardeamento em Outubro de 2010 em Abuja, um obscuro grupo chamado Boko Haram reivindica a maioria dos ataques que ali ocorrem. De acordo com o grupo de análise GreenWhite Coalizion a actual campanha do Boko Haram está a ser organizada como operação secreta pela Agência de Inteligência Central dos Estados Unidos (CIA) em coordenação com a embaixada estado-unidense na Nigéria.

o Boko Haram e a campanha "Bring Back Our Girls" é um negócio da CIA na Nigéria, a que prontamente os neocons do PSD disfarçados de "social-democratas" encabeçados pelo seu líder parlamentar Luis "Tá-ta-rila" Montenegro dão todo o apoio.
O que Michelle Obama não reivindica:
"o meu marido já deu ordens para ataques de drones que mataram mais de 300 crianças"
Desde anteriores períodos, a CIA vem sendo responsável por campos de treino e doutrinação secretos ao longo das porosas e vulneráveis regiões fronteiriças do Níger, Chade e Camarões. Para esses campos, são recrutados e treinados jovens de famílias pobres para servir a insurreição. Os agentes que exploram esses jovens, despertando-lhes as rivalidades tribalistas, atraem-nos com a promessa de uma vida melhor que mais não é que uma lavagem cerebral para acreditar que eles trabalham para instalar uma justa ordem islâmica contra os ímpios e traidores que actualmente detêm o poder na Nigéria. Os agentes nacionais deste projecto da CIA permanecem cautelosamente escondidos, organizando os acampamentos com experientes supervisores do Médio Oriente. Após vários meses de doutrinação e treino em técnicas de manuseamento de armas , tácticas de sobrevivência, de vigilância e de evasão , enfim, os rebeldes estão agora em modo de espera para a próxima operação terrorista.

Desde Clinton a Obama, todas as administrações armaram por intermediários e deixaram à solta os Boko Haram fazendo crer que essa coisa de criar atentados são "incidentes contra os direitos humanos”. O Departamento de Estado de Hillary Clinton recusou-se a colocar o Boko Haram na lista de grupos terroristas. Como se percebe, a actividade deste grupo é utilizada para amaciar as mentes americanas e britânicas para a ideia de colocar as tropas dos EUA e do Reino Unido na Nigéria 'num papel meramente consultivo" para justificar aventuras militares indefensáveis.
A Nigéria, o país mais populoso e maior da África tem estado de forma sistemática no caos de um estado de guerra civil. O país mostra todos os sinais de uma espiral de violência e está profundamente enfraquecido. A Nigéria é ainda assim hoje um dos maiores produtores mundiais de petróleo de alta qualidade (como aliás o que é produzido na Líbia, de onde depois da invasão dos EUA/UE foram enviadas armas para os rebeldes nigerianos), o quinto maior exportador desse produto para os Estados Unidos e o 12º produtor mundial com mais de dois milhões de barris por dia.

Em 2005, um relatório do Conselho Nacional de Inteligência dos EUA previu que a Nigéria poderia entrar em colapso nos próximos quinze anos. Ao ritmo que as coisas estão indo, com o ressurgimento de assassinatos terroristas pelo Boko Haram no norte, a Nigéria parece mergulhar em cada vez maior instabilidade. Um artigo no New York Times afirma que o Boko Haram não é o problema, questionando se o movimento islamita era uma entidade única ou diversas facções utilizadas por diferentes actores com diferentes interesses. O facto é que a Nigéria, sem esperança alguma de resolver o conflito por si, faz agora um apelo aos Estados Unidos para resolver o problema da violência. Como previsto, não sabemos quem está por trás Boko Haram? Foi a mão da CIA que levantou o Boko Haram, há uma destabilização sem precedentes, uma operação encoberta dos Estados Unidos que os financia. As autoridades nigerianas não capitularam ao recusar-se a resolver o problema por si só e ao envolver no conflito os serviços de cidadãos norte-americanos?
(1) Celebridades e políticos do espectáculo rapidamente entraram na onda com a campanha “Bring Back our Girls” e misturados com as estrelas um bando de conselheiros militares perorando pela Nigéria fora sobre a melhor maneira de actuar, uma escolha estratégica que não cheira lá muito bem, para trazer as estudantes de volta a casa para as vestirem e educarem à ocidental. Existem outros exemplos de operações “bait and switch” - como o da Ucrânia
(2) Nigéria disposta a negociar com "terroristas". Ou serão dissidentes de um regime conotado com a exploração neocolonialista?

Sem comentários: