Pesquisar neste blogue

segunda-feira, julho 14, 2014

PPP da Saúde com aumento de 166%

Segundo um estudo do economista Eugenio Rosa nos 4 anos entre 2010 e 2014 enquanto a despesa pública com a saúde sofreu um corte superior a 5,5 milhões e os hospitais públicos viram o seu financiamento reduzido em 666 milhões, as parcerias com privados tiveram um aumento de 166%. Ou seja as transferências do orçamento do Estado para grupos económicos como o Espirito Santo Saúde, Jose Mello e o grupo brasileiro AMIL, que gerem as Parcerias Público Privadas na Saúde passaram de 160 milhões em 2010 para 427 milhões em 2014! (Saiba quanto vão custar ao erário público as PPP só em 4 hospitais até ao ano 2042).
No corrente ano estão a acontecer cortes quase três vezes maiores do que os do ano 2013!. Perante estes números é fácil compreender que tudo falte no Serviço Nacional de Saúde e nos hospitais públicos (médicos, enfermeiros, medicamentos, consumiveis, etc), e do que se queixam os médicos e outros profissionais de saúde! Eugénio Rosa acusa o governo de estar a destruir o SNS de forma silenciosa e recorda que só depois da greve dos médicos na passada semana o ministro reforçou em 300 milhões a verba para os hospitais publicos! (cm)
O ministro da Saúde Paulo Macedo continua no entanto a recusar o diálogo com a Ordem dos Médicos. O SNS, que até aqui servia todos os portugueses com qualidade, está a sofrer com as medidas de austeridade e a degradar-se muito mais do que outros sectores da governação, "por mera opção política, pois este Governo impôs mais cortes à Saúde e aos Doentes do que aquilo a que foi forçado pela Troika". Inclusivamente, a propósito da greve, o ministro fez uso do seu tom habitualmente indigno ao aproveitar o momento para fazer uma descarada propaganda às empresas privadas da área da saúde: "esta greve foi altamente lesiva para os utentes dos serviços do SNS, se olharmos para os hospitais privados verifica-se que aí nenhum utente deixou de ser atendido". Acontece é que o Estado passou agora a pagar em subsidios aos privados o que recusa pagar nos serviços públicos

Sem comentários: