Pesquisar neste blogue

terça-feira, fevereiro 17, 2015

Portugal de cócoras face à "europa"

..."Portugal recebeu “luz verde” do Eurogrupo para avançar com o pagamento antecipado de parte do empréstimo ao Fundo Monetário Internacional (FMI)"... Até para pagar precisamos de licença... 

"as politicas neoliberais comtemporâneas produzem um capital humano ou um "empresário em si" mais ou menos endividado e mais ou menos pobre, mas sempre precário. Para a maioria da população, ser empresário de si reduz-se a que o individuo tenha de gerir a sua própria empregabilidade, as suas dívidas, a diminuição do seu salário e rendimento, bem como a redução dos serviços sociais segundo as regras do mundo dos negócios e da competividade" (Maurizio Lazzarato, "The Making of the Indebted Man")
à medida que os individuos empobrecem devido à redução dos salários e corrosão dos direitos sociais, o neoliberalismo oferece-lhes como contrapartida o endividamento e o incitamento a que se tornem accionistas (...)

Estamos perante o paradoxo da realização directa que se transforma no seu contrário. O actual capitalismo global desenvolve até ao seu limite a relação credor/devedor, ao mesmo tempo que a mina: a dívida torna-se um excesso manifestamente ridiculo. Entramos aqui no dominio da obscenidade: quando o crédito é concedido, já não se espera sequer que o devedor o pague - a dívida é directamente tratada como um meio de controle e dominação (...)
De acordo com dados oficiais, cerca de 90 por cento do dinheiro em circulação é dinheiro virtual, associado ao crédito: por conseguinte, se os produtores "reais" se encontram endividados perante as instituições financeiras, temos boas razões para pôr em dúvida o estatuto da sua dívida que tem lugar numa esfera sem qualquer ligação com a realidade de uma unidade de produção local (...)
ou seja, as pessoas não podem ser comparadas com os paises - são lógicas diferentes. O dinheiro do nosso orçamento familiar é ganho com trabalho. O "dinheiro" usado pelos países é fabricado e emprestado a juros. É o esquema do imbalance, o que uns têm a mais por este processo, têm outros a menos - e claro, este sistema nada tem a ver com trabalho. E só o Trabalho cria Valor.

Sem comentários: