Pesquisar neste blogue

sábado, março 07, 2015

de como o Grande Senhor faz cunhar moedas

Em directo da rota da seda para Veneza, do “Livro de Marco Polo”, ditado pelo próprio nos calabouços de Génova ao escritor de novelas Rustichello da Pisa em 1298 - ou um recado actual à Reserva Federal dos Estados Unidos: aquilo que vocês descobriram agora já eles sabíam há séculos:

(…) existe em Cambaluc (1) a zeca do Grande Senhor. Ali faz o Gran-Khan cunhar moedas da seguinte forma: pegam na casca das árvores, geralmente das amoreiras, dessas de que o bicho-da-seda devora as folhas e, com a pele que há entre a casca e o tronco fazem uma pasta, como a do papiro, de cor muito escura, quase preta. Estes papéis ou tiras são cortados de diversos tamanhos, quase sempre compridos e estreitos; aos mais pequenos dá-se o valor de metade de um soldo; outros, maiores, valem um soldo, outros meio-ducado de Veneza e outros dois ducados, cinco ou dez, outros valem um bizâncio e assim até dez bizâncios. Todos estes papéis e cartões têm o selo do Gran-Khan. Manda fabricar tantos, que pode comprar facilmente todos os tesouros da terra. Reparte-os por todas as províncias e reinos, e paga com eles as suas contas. Ninguém pode rejeitar esta moeda, sob pena de ser condenado à morte. E todos os mercadores aceitam estes papéis como paga das suas mercadorias, e com eles se pagam também as pérolas, o ouro e a prata. O papel que vale dez bizâncios não pesa nem um.

Várias vezes durante o ano chegam mercadores com pérolas, pedras finas, ouro e prata; então, o Grande Senhor chama doze sábios escolhidos para estas coisas e muito entendidos no assunto, e diz-lhes que examinem os objectos trazidos pelos mercadores e que os apreciam, pagando-os por aquilo que valem; e estes doze barões pagam tudo com essa moeda de papel. Os comerciantes aceitam-na, com grande prazer, pois poderão por sua vez comprar aquilo que muito bem quiserem. O Gran-Khan paga com esse papel mercadorias que valem uns 400.000 bizâncios. E, uma vez por ano, publica-se um aviso dizendo que todos os quue possuam ouro, pedras finas e prata os levem à Zeca (2), onde serão trocados por esse papel moeda. Desta forma o Grande Senhor acumula enor mês tesouros em prata, ouro e pedras finas.

Quando estes papéis se rompem ou sujam ou ficam deteriorados levam-se à Zeca onde são trocados por outros, com uma pequena diminuição. E quando um homem que adquirir um cinto de ouro, uma vasilha de prata ou jóias, vai à Zeca e dá os papéis em paga do ouro e da prata que compra ao barão que dirige a Zeca. Por aqui vedes como o Grand-Khan (3) pode ter, e tem, os maiores tesouros do mundo (…)
1) Cambaluc ou Khanbaliq (que significa “a residência do Grande Senhor), é o antigo nome da cidade de Pequim, hoje capital da República Popular da China (wikipedia)
2) Zeca, a Casa da Moeda
3) Os Mongóis na História da China

Sem comentários: